Academia Legislativa: Estudantes de Direito iniciam participação em reuniões da CCJ da Câmara de Vereadores

Publicado em 3 de Setembro de 2021 às 11:00

Projeto é do Observatório Social de Paranavaí e reúne oito acadêmicos da Unipar; iniciativa tem o apoio do Legislativo e da OAB

Estudantes do curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar/Paranavaí, estão acompanhando as discussões da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) – iniciativa do Observatório Social de Paranavaí (OSP). A  Academia Legislativa pretende aproximar os futuros advogados da rotina dos vereadores, “uma integração muito importante”, analisou o presidente do OSP, Rodolfo Pomin, durante o lançamento oficial, em 31 de agosto. O projeto tem três vieses: acompanhamento das atividades da Câmara, divulgação dos trabalhos parlamentares e produção acadêmica.

A iniciativa conta com o apoio do próprio Poder Legislativo e, conforme avaliou o presidente da Câmara, Leônidas Fávero Neto, é uma oportunidade para que os estudantes entendam cada vez mais sobre política. “A presença dos acadêmicos servirá como incentivo para a Câmara desempenhar, de fato, seu papel social. Estamos convictos de que os resultados virão muito em breve”, pontuou.

A coordenadora do curso de Direito da Unipar, professora Angélica Giosa incentivou os acadêmicos a se dedicarem com afinco ao projeto. “Que possa dar frutos dentro da academia e para a comunidade. A política interessa ao Direito, então precisamos compreendê-la, contribuir e participar”, enfatizou.

Divulgação

Após as reuniões da CCJ, os estudantes transformarão os debates políticos e acadêmicos em resumos, que serão divulgados para toda a população. A prioridade é utilizar uma linguagem de fácil entendimento. A exposição dos materiais se dará pelas redes sociais. A comunidade terá a oportunidade de conhecer mais de perto as criações e as votações da Câmara de Vereadores.