A arte de ler e contar histórias: Unipar e Colégio Estadual Presidente Roosevelt realizam ação integrada

Publicado em 23 de Novembro de 2021 às 08:00

Acadêmicos de Pedagogia ministraram oficina de produção de materiais pedagógicos para alunos do curso de Formação de Docentes do colégio

Nos dias 09 e 10 de novembro acadêmicos do 2º ano do curso de Pedagogia da Universidade Paranaense – Unipar/Guaíra promoveram uma ação integrada com o curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Presidente Roosevelt.

No dia 09, os alunos da 1ª e 2ª séries do Curso de Formação de Docentes estiveram no Laboratório Multidisciplinar do curso de Pedagogia para participar da atividade. Após um momento de interação e diálogo sobre os procedimentos de planejamento, produção e apresentação de histórias, foram expostos alguns materiais produzidos por alunos do curso de Pedagogia. E os alunos visitantes colocaram as mãos na massa. As turmas foram divididas em equipes de trabalho, cada uma com um tipo de recurso lúdico para contar as histórias que desejavam criar. “Lindos recursos foram produzidos”, contou o coordenador do curso de Pedagogia, professor José Ricardo Skolmovski.

No dia 10 foi a vez dos alunos da 3ª e 4ª séries participarem das atividades, de forma semelhante ao que aconteceu no dia anterior. “Cabe destaque para a produção de diferentes materiais, tais como: avental de contar de histórias com a música dos 5 patinhos; envelope de contar de histórias com a história ‘Era uma vez um gato xadrez’; lata de contar de histórias, com a história ‘A Velha a fiar’, entre outros recursos”, explicou o professor, acrescentando que os acadêmicos da 2ª série foram os principais protagonistas do evento. “Foram eles que ministraram a oficina e repassaram os conhecimentos para os alunos do colégio visitante, em uma integração enriquecedora”, pontuou.

A coordenação ainda salientou que este tipo de ação é motivo de orgulho para o curso. “A atividade foi um sucesso e os alunos do Colégio Roosevelt amaram. Este evento só veio reforçar ainda mais a nossa missão: criar experiências práticas para o aperfeiçoamento dos nossos alunos na futura profissão”, finalizou.