23ª Jofau - Jornada Farmacêutica e 1ª Jornada Integrada do curso de Farmácia e do mestrado profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica.

Publicado em 28 de Setembro de 2016 às 10:22

No tradicional encontro, professores, estudantes, ex-alunos e profissionais discutem temas relevantes da profissão

Para brindar com ‘chave de ouro’ os vinte e cinco anos de desafios, conquistas e sucesso, o curso de Farmácia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, realizou a sua 23ª Jofau - Jornada Farmacêutica. Paralelamente também foi promovida a 1ª Jornada Integrada do curso de Farmácia e do mestrado profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica. Nos dois eventos, temas relevantes da profissão foram colocados em pauta (entre os dias 16 e 19/8).

Na abertura oficial, professores, estudantes, ex-alunos e profissionais da área foram recebidos em um coquetel de confraternização. Na recepção aos convidados, a diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde, professora Irinéia Baretta, e a coordenadora do curso, professora Samantha Wietzikoski, enalteceram a importância do evento neste ano em que o curso comemora duas décadas e meia.

O Reitor Carlos Eduardo Garcia prestigiou a confraternização e fez questão de elogiar o trabalho realizado pelo curso nessa trajetória e sua importância na história de sucesso da Unipar. Além do diretor-geral, professor Nilvio Ourives dos Santos, diretores executivos, coordenadores de outros cursos e professores também participaram. No encontro festivo, os convidados também assistiram a um vídeo com momentos marcantes do curso. A noite terminou com música ao vivo e sorteio de brindes.

Abordando temas da área

Nos outros dias, as atividades das Jornadas foram pautadas por minicursos, palestras e conferências sobre assuntos que estão em evidência na área. Técnicas de Aplicação de Injetáveis foi o tema trabalho pelas professoras Nayana Belliato e Isabel Caetano, da Unipar. Outro tema que entrou em debate foi Desenvolvimento e Inovação Farmacêutica, com o professor Liberato Brum Junior, também da Unipar.

O evento continuou com mais temas pertinentes. Ainda da Unipar foram convidados outros professores. Euclides Lara Cardoso falou sobre Plantas Medicinais e Fitoterápicos com Emprego na Atenção Básica de Saúde; Emerson Botelho, coordenador do mestrado em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica, abordou o tema Contracepção Hormonal; Washington Rogério de Souza compartilhou seus conhecimentos em torno do assunto Urgência e Emergência; Samia Bissoli Ally deu dicas sobre o mercado de trabalho alternativo para o profissional farmacêutico; Douglas Rossi proferiu o tema Resistência Bacteriana; e Daniela Boleta Ceranto, abordou Acupuntura: seu corpo pode produzir o próprio remédio?.

Profissionais de outras instituições também foram chamados para repassar aos estudantes conhecimentos importantes. Para falar sobre o vírus da Zika veio o médico Ricardo Delfini Perci, do Norospar. Já o professor Rafael Padial, da Unicesumar, de Maringá, pontuou tópicos em torno das Práticas da Prescrição Farmacêutica. Da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) foi convidado o professor Arquimedes Gasparoto Junior, que explorou o tema Hipertensão arterial: o papel do profissional farmacêutico. Atuação Farmacêutica em Oncologia foi o assunto discutido por Elisiane Domingues Emerich, do hospital UOPECCAN.

“A Jofau é um momento em que, além de promovermos a integração entre alunos, ex-alunos e profissionais da área, proporcionamos também a troca de conhecimentos. E este ano temos um motivo especial: a comemoração dos nossos vinte e cinco anos; são mais de duas décadas de obstáculos, lutas e alegrias”, reafirmou a coordenadora do curso, professora Samantha Wietzikoski.

Unipar em Família

A Semana foi encerrada com uma atividade bastante criativa e animada, a gincana ‘Unipar em Família’, realizada no Teatro Unipar. Com o tema Farmácia, o curso que eu escolhi’, os alunos foram divididos em equipes e cada uma tinha a tarefa de fazer uma apresentação sobre a graduação utilizando vídeos, fotos e reportagens. Na plateia, convidados especiais: pais dos alunos e outros parentes, que puderam conhecer mais e melhor o curso escolhido pelos seus filhos.

Uma comissão composta pelo Reitor Carlos Eduardo Garcia, o diretor-geral, professor Nilvio Ourives dos Santos, a coordenadora multicampi do Pró-Magíster, professora Ana Paula Cruz, a coordenadora do curso de Nutrição, professora Ana Paula Cestari, a coordenadora do curso de Estética e Cosmética, professora Claudia Mika, e a coordenadora do curso de Educação Física, professora Silvia Sarto, avaliaram os quesitos: criatividade, mensagem da apresentação, qualidade e pertinência do tema proposto. A equipe Farmatletas foi a campeã e ganhou troféu.

“Nossa proposta foi estimular os alunos a trabalhar em equipe, mostrando para eles a importância da criatividade na solução de problemas, do planejamento das atividades, do exercício da argumentação e a discussão de ideias. Ao mesmo tempo proporcionamos também a convivência e integração das turmas e divulgação do curso perante à comunidade”, destaca a coordenadora do curso, professora Samantha Wietzikoski, ressaltando que a inciativa foi um sucesso.