10º Ciclo de Palestras em Biotecnologia Aplicada à Agricultura discute pesquisa

Publicado em 5 de Dezembro de 2016 às 16:20

O programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Agricultura da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, comemora a realização de mais um Ciclo de Palestras (em 11/11) com excelentes resultados.

Em sua décima edição, o evento reuniu professores e acadêmicos do mestrado e doutorado, com o objetivo de promover troca de experiência e integração com os alunos dos cursos de graduação da Instituição.

Cerca de sessenta participaram, entre eles estavam acadêmicos de Engenharia Agronômica, Farmácia, Química Industrial e Medicina Veterinária. Todos foram atraídos pelos temas relacionados à biotecnologia e sua aplicação nas diversas áreas do conhecimento.

Foram nove palestras. A primeira foi ministrada pelo mestrando Itaruã Colla, que falou sobre ‘Cultivo de cogumelo Shitake (Lentinula edodes)’; a mestranda Sephora Baldisera falou, na sequência, sobre ‘Controle alternativo de nematoides’; e a mestranda Katielle Avelino tratou sobre ‘Co-cultivo de fungos como estratégia para obtenção de produtos de interesse biotecnológico’.

No período da tarde foi a vez da doutoranda Elisangela Sugauara falar sobre ‘Biotecnologia aplicada às doenças causadas por carrapatos em cães’.

O Ciclo continuou à noite. A mestranda Ana Claudia Alves falou sobre ‘Influência de fatores abióticos no metabolismo de plantas’; a doutoranda Rosângela Sugauara, sobre ‘Biotecnologia aplicada à estética animal’; a mestranda Simone Vilande, sobre ‘Cogumelos: uma alternativa no combate à anemia’ e a mestranda Vanessa Welz, sobre ‘A contribuição da cultura de tecidos vegetais para a indústria de cosméticos’.

Segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Agricultura, professor pós-doutor Nelson Colauto, os participantes consideraram uma experiência de aprendizado: “Oportunizou a prática dos conhecimentos adquiridos durante o curso e ainda os ajudou a vencer o desafio de falar em público, uma vez que, para muitos, esta é a primeira oportunidade de atuar como palestrante em um evento científico”.