Justificativa:
A relação entre direito e engenharia, resulta em uma atuação complementar nas duas áreas, chegando a soluções que auxiliem os magistrados na solução dos litígios; esta função é exercida pelos peritos ou pelos assistentes técnicos, preferencialmente com especialidade em perícias, que em conjunto com advogados e juízes atuam nos processos judiciais (KEMPNER, 2013).
Kempner (2013) sinaliza que, sempre que houver demanda judicial que envolver conhecimentos em área especifica não abrangente na área de direito, juízes e advogados irão se assessorar por peritos e assistentes técnicos especialistas na área em que se engloba. Tal atuação está prevista no próprio Código de Processo Civil (artigos 440, 460 e afins do novo CPC).
Neste sentido, o presente curso visa a capacitação de profissionais já atuantes, bem como, a formação de novos profissionais, com conhecimentos e habilidades necessárias para trabalhar na área de Perícias dentro da Engenharia em si. O curso visa ainda apresentar aos acadêmicos a conceituação básica necessária para Avaliações de imóveis, máquinas, equipamentos, entre outros, de maneira a suprir a carência desses profissionais no mercado atual. É de caráter técnico e prático no sentido de que está fundamentado na aplicação prática dos conceitos e normativas vigentes acerca do tema.
A implementação do curso Livre em Avaliações e Perícias de Engenharia no município de Francisco Beltrão – PR justifica-se na demanda apresentada pela coordenação de núcleo local, havendo possibilidade de despertar nos egressos e formandos daquela região interesse em prosseguir os estudos nesta área, viabilizando a abertura por exemplo de turmas de especialização tal qual existente na unidade de Toledo PR.
Com esta temática e voltados a aplicação prática, tudo isso somada à excelente infraestrutura oferecida pela UNIPAR, principalmente no que tange ao acervo bibliográfico já presente no Campus, bem como pelas instalações técnicas (salas de aula; equipamentos de projeção; secretarias, etc.). Estas questões estruturais são de fundamental importância para o sucesso da especialização.
Objetivos
Geral:
Fomentar nos alunos e egressos possibilidades de atuação através da aplicação prática dos cases que envolvem a área de Avaliações e Perícias de Engenharia.
Específico(s):
Aperfeiçoamento e atualização profissional de engenheiros civis, arquitetos e estudantes interessados em aprender como atuar como peritos ou assistentes técnicos.
Público-Alvo:
Profissionais, egressos, formandos das áreas de Arquitetura e Engenharia Civil